iPhone dobrável, MacBook Pro e iPad mini com tela OLED: o que a Apple poderá lançar em 2026

iPhone dobrável, MacBook Pro e iPad mini com tela OLED: o que a Apple poderá lançar em 2026

Existem poucas certezas na indústria; uma delas é que praticamente todo produto da Apple passa pela boataria da cobertura especializada de tecnologia. Como de costume, vamos trazer novamente alguns dos principais rumores relacionados aos lançamentos da Maçã previstos para 2026.

A ideia é abordar tanto as novas variantes e gerações de produtos já conhecidos do público (iPhones, iPads, AirPods, Macs, sem esquecer os wearables) quanto novos produtos de novos segmentos a serem explorados pela Apple. Vamos nessa! 🚀

“iPhone 17e”

Começando pelo carro-chefe da empresa, os lançamentos de iPhones deverão ter de maneira inédita, em 2026, um cronograma bastante diversificado.

Mas o modelo que deverá chegar primeiro é o “iPhone 17e”, que atualizará o iPhone de baixo custo da empresa, o 16e. Ao que tudo indica, ele deverá contar com o chip A19, mas mantendo o esquema de câmera única do seu predecessor. Uma grande novidade, alegadamente, é o suporte ao MagSafe, recurso omitido no modelo anterior, bem como a adição da Ilha Dinâmica (Dynamic Island). Supostamente, ele chegará ainda no primeiro semestre de 2026.

“iPhones 18/18 Pro”

Na janela tradicional do anúncio das novas gerações de iPhones, uma novidade: a Apple parece querer dividir o lançamento das linhas “iPhone 18 Pro” e “iPhone 18”, com os iPhones mais caros — incluindo um especulado “iPhone Air 2” e o rumorado iPhone dobrável — sendo lançados ainda em setembro de 2026 e os modelos base ficando para a primavera (do hemisfério norte) de 2027.

A mudança de maior destaque em termos visuais na nova geração poderá envolver o Face ID: a biometria facial deverá ficar sob a tela, aumentando o aproveitamento e reduzindo qualquer recorte visível ao mero espaço da câmera frontal.

“iPhone Fold”

Como citamos acima, é pertinente tratarmos com mais detalhes da próxima grande novidade da Apple no que tange smartphones: o iPhone dobrável. Especulado há alguns anos, a resposta da Apple ao mercado de foldables parece bastante criteriosa. Ao longo de 2025, reportamos algumas informações sobre os diferentes componentes que deverão fazer parte do grande salto recente da Maçã no mercado de celulares em um recorte recente.

Conforme informações que circularam, o “iPhone Fold” deverá contar com um display da Samsung, já encomendado para o terceiro ou quarto trimestre do ano que vem. Foram ventilados também rumores de que a insatisfação da Apple quanto ao estágio de desenvolvimento do projeto poderia postergar o lançamento por mais alguns anos, mas a possibilidade de o novo modelo chegar ainda em 2026 começou a tomar forma.

"iPhone Fold"

Vídeo e impressões mostram como poderá ser o “iPhone Fold” na vida real

Douglas Nascimento24/12/2025 • 11:18

O dobrável da Maçã deve contar com o chipset “A20 Pro”, quatro câmeras (duas traseiras, uma interna e uma na parte frontal, com o smartphone fechado), sendo o primeiro iPhone a incluir a câmera frontal sob a tela. Quanto à autenticação biométrica, o novo celular deve contar com um Touch ID lateral, semelhante ao dos iPads não Pro. Aberto, seu tamanho deve se aproximar do de um iPad mini.

O vinco, se não completamente eliminado, deverá chamar atenção pela sutileza; a Apple parece empreender esforços em tornar a dobradiça do seu dobrável menos grosseira em comparação ao que se apresenta hoje no mercado, embora não se saiba ao certo a qual solução a empresa chegou. Em termos de bateria, o “iPhone Fold” poderá contar com até 5.800mAh, superando os 5.088mAh do iPhone 17 Pro Max ou até mesmo a bateria dos dobráveis da Samsung, incluindo o especulado “Z Fold8”.

MacBook com chip A18 Pro

Para o início de 2026, junto do “iPhone 17e” é especulado que o MacBook de baixo custo — equipado com o A18 Pro — enfim chegue ao mercado, custando cerca de US$600. Ele deverá competir com o mercado de Chromebooks no ambiente escolar e na gama de possibilidades dos usuários mais casuais de notebooks.

MacBooks Pro

Agora, tratando da linha principal; anunciado em outubro e lançado em novembro, o MacBook Pro de 14 polegadas com o chip M5 começou os trabalhos de renovação geracional de toda a linha de MacBooks em relação à nova geração de chipsets Apple Silicon.

A grande novidade dos próximos modelos, porém, será a implementação da tela OLED 1 e sensibilidade ao toque. A ideia é oferecer um design mais fino e leve, além de matar o entalhe frontal (notch) para substituir por algo semelhante à Ilha Dinâmica (Dynamic Island). A Apple desenvolveu métodos para evitar movimentos ao toque, algo comum em notebooks do segmento.

Contando com o chip “M6”, os novos modelos não deverão chegar antes das versões de maior poderio do MacBook Pro com a quinta geração dos chips Apple Silicon.

Segundo um cronograma encontrado no macOS Tahoe 26, espera-se que, ainda no primeiro semestre, o chip M5 chegue à linha MacBook Air nos modelos de 13″ e 15″. Já para a linha Pro, é possível que as versões com chips “M5 Pro” e “M5 Max” cheguem em um intervalo parecido.

iMac, Mac mini e Mac Studio

Entre a linha iMac, cogita-se a reintrodução da versão Pro, contando com o chip “M5 Pro” e um tamanho maior do que 24″. Outros computadores de mesa incluem o Mac mini, em uma possível versão com os chips M5 e “M5 Pro”, uma nova atualização do Mac Studio, com os chips “M5 Pro” e “M5 Ultra”, todos disponíveis possivelmente até a metade do ano.

Studio Display

Tratando de monitores, circulam rumores sobre uma nova versão do Studio Display, monitor da Apple lançado em 2022, tendo um design e tamanho semelhantes ao seu antecessor. É possível que ele receba uma tela com suporte ao recurso ProMotion, que desbloqueia taxas de atualização variáveis de até 120Hz.

iPads

O jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) menciona que um iPad de entrada (com o chip A18) e um novo iPad Air (com o M4) deverão chegar ainda no início do ano.

Mas, para os iPads, o grande destaque em 2026 deverá ser a oitava geração de iPad mini, que chegará com um painel OLED; com as mesmas 8,4″ de seu antecessor, a Samsung será a encarregada de fornecer o display, tendo um papel crucial na data de lançamento dado o cronograma de produção da sul-coreana, mas o que se especula é que a atualização do tablet menor da Maçã chega ainda no final de 2026.

AirPods

Em matéria de AirPods, a terceira geração dos AirPods Pro deverá ganhar uma atualização singela em 2026: a adição de um sensor infravermelho para os controles por gestos, substituindo os sensores de pressão presentes no atual modelo.

Essa novidade também deverá aprimorar o Áudio Espacial, além de detectar mudanças visuais no ambiente, aumentando a imersão com o Apple Vision Pro. Essa versão poderá chegar ainda em 2026.

Óculos inteligentes

Ademais, a Apple pretende lançar seus óculos inteligentes, contando com câmeras, microfones e alto-falantes, além de ser capaz de analisar o mundo externo e atender a solicitações por meio da Siri, competindo diretamente com o Ray-Ban Meta. O novo produto poderá chegar ainda em 2026.

AirTag

Por fim, uma versão interna do iOS 26 revelou, de acordo com o MacRumors, uma segunda geração dos AirTags, com destaque para melhorias no Bluetooth, no gerenciamento de bateria e na localização.

Câmera inteligente

Um setor que aparentemente deve agregar o ecossistema da Apple é o de produtos domésticos. Na mesma versão de iOS que os novos AirTags foram revelados, indicou-se um acessório de casa inteligente, de codinome J229, que segue um mistério dada a escassez das informações.

Mas algo pode responder essa dúvida: segundo rumores, a Apple planeja lançar uma câmera inteligente doméstica. A ideia é integrar a câmera ao seu ecossistema, almejando vendas anuais superiores a 10 milhões de unidades.


Como visto acima, o próximo ano tende a ser bastante movimentado para a Apple em fator de ineditismo. O foco parece ser aprimorar os produtos já existentes com adesão às demandas impostas pelo mercado, bem como adentrar em novos mercados de maneira integrada ao seu ecossistema.

Se grande parte disso tudo se cumprir, será um grande ano para a Maçã! Fiquemos na expectativa.

Notas de rodapé

1    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.