O inevitável aconteceu: em um comunicado, a OpenAI informou que começará a testar, nos Estados Unidos, anúncios no ChatGPT nas suas versões gratuita e Go — o plano pago mais acessível do modelo de inteligência artificial. Assinantes dos planos Plus, Pro, Business e Enterprise não serão afetados.
A empresa optou por exibir os anúncios como rótulos visualmente separados da resposta do chatbot, posicionados abaixo do texto e com base na relevância para o contexto do usuário, sem interferir nas respostas do modelo. Em tópicos como saúde, psicologia e política, haverá restrição quanto à inserção de anúncios.
In the coming weeks, we plan to start testing ads in ChatGPT free and Go tiers.
— OpenAI (@OpenAI) January 16, 2026
We’re sharing our principles early on how we’ll approach ads–guided by putting user trust and transparency first as we work to make AI accessible to everyone.
What matters most:
– Responses in… pic.twitter.com/3UQJsdriYR
Estamos compartilhando antecipadamente nossos princípios sobre como abordaremos os anúncios, priorizando a confiança do usuário e a transparência, enquanto trabalhamos para tornar a IA acessível a todos.
O que mais importa:
— As respostas no ChatGPT não serão influenciadas por anúncios.
— Os anúncios são sempre separados e claramente identificados.
— Suas conversas são privadas e não visíveis para anunciantes.
— Além disso, os planos Pro, Business e Enterprise não terão anúncios.
Vale notar que a OpenAI vinha dando indícios de que não pretendia implementar anúncios no ChatGPT há algum tempo — com o chefe do chatbot, Nick Turley, afirmando que uma adição do tipo seria “muito bem pensada”. A empresa afirma, porém, que está investindo nessa adoção agora “para que mais pessoas possam se beneficiar de nossas ferramentas com menos limites de uso”.
Como destacado pela Reuters, analistas preveem que, embora os anúncios possam gerar uma fonte de receita significativa a partir da base instalada de 800 milhões de usuários semanais do ChatGPT, a ação pode gerar rejeição e prejudicar a confiança no produto — o que potencialmente poderá ocasionar uma migração dos usuários para a concorrência, como o Gemini, o Perplexity ou o Claude.
Expansão do ChatGPT Go
Além disso, a OpenAI também anunciou que o plano Go — que, como dito, funciona como um intermediário entre a versão gratuita e o ChatGPT Plus — está sendo expandido globalmente, já disponível em todos os países em que o chatbot opera.
No Brasil, vale lembrar, esse plano foi disponibilizado em outubro passado a um preço de R$40 mensais.