TIM agora permite transferência de eSIM entre iOS e Android

TIM agora permite transferência de eSIM entre iOS e Android

Uma boa notícia para os clientes da no Brasil: a operadora confirmou a disponibilização da opção de transferência de entre iPhones e celulares com Android.

A novidade foi avistada no site oficial da empresa pelo Tecnoblog, que contatou a TIM. A operadora confirmou a notícia e afirmou que a possibilidade de transferência dá mais autonomia aos seus consumidores. O lançamento envolveu um trabalho conjunto de diferentes áreas e players globais dos sistemas operacionais. A TIM é a primeira do ramo na América do Sul a oferecer esse serviço.

Aos interessados, o recurso já está disponível para iPhones com o iOS 26.5 e smartphones da Motorola, podendo ser iniciado de ambas as frentes. De acordo com a TIM, outras fabricantes deverão suportar o recurso futuramente, embora nenhum prazo tenha sido estabelecido.

A ferramenta faz uso do Entitlement Server, um sistema de backend de telefonia para verificação do acesso a recursos e serviços a partir de diretrizes estabelecidas pela Apple e, no caso do Android, pela GSMA. Para a realização da transferência — que leva poucos minutos —, os aparelhos necessitam estar próximos, sendo exibido um PIN para confirmar a continuidade. A TIM, diferentemente de suas concorrentes, dispensa o uso de biometria para conclusão do processo.

Essa novidade foi implementada pela TIM recentemente juntamente com um update do seu carrier bundle, conforme listado no X por @aaronp613. A Apple ainda não atualizou o artigo de suporte sobre a transferência de eSIM do Android para o iPhone, a fim de informar que a operadora agora está entre as que oferecem suporte a isso.