A iRobot soltou recentemente uma nova atualização de firmware que adiciona suporte ao protocolo Matter a três dos seus robôs aspiradores — tornando-os, de quebra, compatíveis também com o padrão HomeKit (da Apple) através do app Casa (Home).
Como notado pelo MacRumors, os modelos contemplados são: Roomba Plus 500 Combo, Roomba Max 700 Vac, Roomba Max 700 Combo. Eles se juntam ao Roomba Combo 10 Max, que já contava com esse recurso há algum tempo.
A Apple, vale lembrar, adicionou suporte a robôs aspiradores conectados via Matter no início do ano com o lançamento do iOS 18.4 — versão mínima do sistema necessária para controlar esses dispositivos da iRobot com o app Casa.
Com o update devidamente instalado, usuários podem definir automações dentro do software da Apple para esses robôs aspiradores (as quais podem ser atreladas a outros dispositivos inteligentes), bem como acioná-los com a ajuda da Siri.
Apesar de suportarem o Matter/HomeKit, alguns desses dispositivos podem contar com recursos que não são compatíveis com o app Casa, o que significa que outras soluções (como algum app da iRobot) continuarão sendo necessárias.
Segundo a fabricante, o download de novas atualizações de firmware é feito sempre que o robô aspirador está conectado a uma rede Wi-Fi e acoplado à sua Home Base — processo que pode demorar até 24 horas. A instalação do update em si, por sua vez, pode demorar até 10 minutos para ser completada.