O utilitário Vector foi lançado como um novo centro de comando para o macOS que se propõe a substituir o Spotlight com mais velocidade, precisão e recursos avançados. O aplicativo utiliza inteligência artificial — processada inteiramente no dispositivo — e unifica buscas, ferramentas e o histórico da Área de Transferência, entre outros.
Com funções como busca inteligente com compreensão de linguagem natural 1, o app oferece descoberta de arquivos, cálculos instantâneos, conversões, definições e um gerenciador completo da Área de Transferência, tudo acessível a partir de um atalho personalizado.
A busca por arquivos e conteúdos utiliza modelos locais otimizados para Macs com Apple Silicon, dispensando processamento em nuvem. O Vector inclui, ainda, um seletor de emoji próprio, que insere caracteres sem alterar o conteúdo copiado pelo usuário.

Entre os destaques, o aplicativo traz um sistema avançado de busca no iMessage, permitindo localizar conversas, arquivos e trechos específicos por meio de consultas usando linguagem semântica.
A ferramenta também integra informações de clima em eventos do Calendário (Calendar), exibe contagens regressivas para compromissos, realiza buscas em contatos e oferece prévias de mapas e localizações — tudo diretamente na sua interface flutuante.

Desenvolvido nativamente em Swift e SwiftUI, o Vector adota uma interface translúcida que permanece acima dos apps e pode ser controlada inteiramente pelo teclado.
O aplicativo exige macOS Tahoe 26 ou posterior e é vendido como uma compra única de US$7, a qual inclui atualizações vitalícias. Neste momento, o utilitário pode ser adquirido com 54% de desconto.
via 9to5Mac