Calorão perde força e temporais se espalham pelo Brasil nesta semana

Calorão perde força e temporais se espalham pelo Brasil nesta semana

A combinação de calor e umidade deve espalhar chuva por quase todo o Brasil nesta semana. O cenário, típico do verão, favorece a ocorrência de pancadas de chuva fortes e temporais localizados em todas as regiões do país, especialmente entre o fim da tarde e à noite.

A mudança no tempo ocorre após um período de calorão, com recordes de temperatura em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. A formação das nuvens carregadas é reforçada por cavados meteorológicos (regiões na atmosfera que facilitam a subida do ar quente e a criação de tempestades).

Combinação de calor e umidade espalha chuva pelo Brasil

O padrão meteorológico dos próximos dias será marcado por manhãs de sol seguidas por rápidas formações de nuvens. Segundo a Climatempo, há risco de raios, rajadas de vento e queda pontual de granizo em áreas onde o calor encontrar muita umidade.

Pessoas com guarda-chuva
Próximos dias devem ser marcados por manhãs de sol seguidas por rápidas formações de nuvens, das quais deve cair chuva ao longo do dia (Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Sul

A atenção se concentra em Santa Catarina e no Paraná, onde as pancadas de chuva devem ser mais expressivas e acompanhadas de trovoadas. O leste catarinense e o norte paranaense estão em alerta para eventuais temporais devido à atuação de sistemas de baixa pressão em níveis médios. Já no Rio Grande do Sul, o sol predomina na maior parte do estado, com chance de chuva apenas no norte e no litoral gaúcho.

Sudeste

Após São Paulo registrar recorde de calor com 34,6°C e o Rio de Janeiro beirar os 40°C, a instabilidade volta a ganhar fôlego. A capital paulista e áreas do interior entram em alerta para temporais frequentes, com maior risco concentrado entre terça (13) e quinta-feira (15). Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o calor persiste, mas as pancadas de chuva passam a ocorrer de forma irregular durante as tardes.

Centro-Oeste

O calor persistente combinado à umidade vinda da Amazônia favorece chuvas frequentes e mal distribuídas em toda a região. Existe risco real de temporais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, com possibilidade de volumes elevados em intervalos curtos de tempo. O monitoramento diário é essencial, pois a distribuição da chuva pode variar drasticamente entre cidades vizinhas.

Mulher andando na rua com guarda-chuva aberto durante chuva
Cenário típico de verão favorece a ocorrência de pancadas de chuva fortes e temporais localizados em todas as regiões do país (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Nordeste

A chuva permanece mais concentrada no Maranhão, enquanto Piauí e Ceará registram apenas pancadas isoladas. No litoral leste e norte, a entrada de umidade oceânica mantém o tempo instável, trazendo chuva passageira para as costas da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. No interior da região, o tempo segue mais seco e com temperaturas elevadas na maior parte da semana.

Leia mais:

Norte

A semana deve ser marcada por chuvas abrangentes e intensas, com destaque para Rondônia, Acre e Amazonas. Nesses estados, os temporais podem provocar transtornos nas cidades devido à intensidade da precipitação em períodos curtos. Embora o pico da instabilidade ocorra entre tarde e noite, a alta carga de umidade permite a ocorrência de chuva em qualquer horário do dia.

O post Calorão perde força e temporais se espalham pelo Brasil nesta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.