Elon Musk voltou a prometer mais transparência sobre o funcionamento do X. O bilionário afirmou que, na próxima semana, pretende tornar público o algoritmo da rede social, responsável por definir o que aparece no feed dos usuários.
Segundo Musk, a iniciativa permitirá uma visão detalhada dos critérios técnicos usados para recomendar tanto conteúdos orgânicos quanto publicitários na plataforma.

Elon Musk prometeu abrir código do X
Não é a primeira vez que a empresa anuncia a abertura de seu código. Em 2023, quando ainda se chamava Twitter, a rede social publicou parte do algoritmo de recomendação no GitHub. No entanto, o repositório ficou rapidamente desatualizado e hoje reúne, em sua maioria, arquivos daquela época, há cerca de três anos, sem refletir as mudanças mais recentes no sistema.
Elon Musk defende que a nova versão será mais completa e incluirá “todo o código” usado para definir o que é exibido aos usuários. Isso vale tanto para publicações orgânicas quanto publicitárias recomendadas no feed.
Ele também afirma que essa será apenas a primeira liberação, com atualizações previstas a cada quatro semanas e acompanhadas de notas técnicas explicando as alterações feitas ao longo do tempo.
We will make the new 𝕏 algorithm, including all code used to determine what organic and advertising posts are recommended to users, open source in 7 days.
— Elon Musk (@elonmusk) January 10, 2026
This will be repeated every 4 weeks, with comprehensive developer notes, to help you understand what changed.
Ceticismo com Elon Musk
Apesar da promessa, o histórico recente da empresa gera ceticismo:
- Musk já havia se comprometido a manter partes do ecossistema do X em código aberto;
- Ele chegou a cumprir a promessa parcialmente, como no caso do modelo Grok-1, que teve seu código divulgado em 2024;
- No entanto, desde então, a xAI (startup de inteligência artificial que funciona integrada ao X) já liberou versões mais recentes do chatbot, incluindo o Grok-3. Mesmo assim, o repositório público segue desatualizado.

Transparência no Grok, polêmica no X
A promessa de mais transparência no X vem em meio a denúncias no uso do Grok para geração de imagens sexualizadas e pornográficas de mulheres e crianças. A IA funciona integrada à rede social.
Musk chegou a defender a ferramenta, justificando que a responsabilidade era dos usuários pelo uso indevido.
Os casos chamaram atenção internacional. Dois países, Indonésia e Malásia, já baniram temporariamente o Grok. Outros iniciaram investigações formais, como França e Reino Unido – inclusive com possibilidade de banir o X.
No Brasil, o Instituto de Defesa de Consumidores pediu ao governo que suspendesse a ferramenta por violação de direitos de crianças, adolescentes e mulheres associadas à geração de imagens sexualizadas. O Olhar Digital deu detalhes sobre o caso neste link.
O post Quer entender como funciona seu feed? Elon Musk vai abrir o algoritmo do X apareceu primeiro em Olhar Digital.