Com o fim da CES na última semana, muitos fãs da Nvidia ficaram com um gosto amargo, afinal de contas a empresa não anunciou a especulada linha da GeForce RTX 50 Super. Informações encontradas no Board Channels indicam que a Nvidia adiou o lançamento desses produtos por conta da atual crise no mercado de eletrônicos e o foco maior em computação para IA.
Uma descrição publicada pelo site VideoCardz, direcionada para parceiros da companhia, aponta que a Nvidia tem três principais motivos para o adiamento das atualizações Super da geração Blackwell. O primeiro e mais óbvio é o fato da empresa precisar ajustar sua capacidade de produção para atender a demanda de GPUs para computação de alto nível.
Com a forte demanda por chips de IA, e a Nvidia está no centro do desenvolvimento desses aceleradores, não é surpresa que a marca não tenha pressa em lançar uma atualização das GeForce. Ademais, com o salto contínuo nos preços de RAM, a empresa terá que pagar mais caro em memórias GDDR7 que abastecem a geração RTX 50.

O último motivo tem relação direta com a AMD, que não representa uma ameaça direta ao reinado da Nvidia em chips topo de linha. A GPU mais poderosa da rival é a Radeon RX 9070 XT, relativamente distante da GeForce RTX 5080 e muito atrás da RTX 5090, e como a AMD não deve ter grandes lançamentos de GPUs em 2026, o time verde está tranquilo neste sentido.
RTX 5080 e 5070 SUPER a caminho?
A grande expectativa era por um lançamento das GeForce RTX 50 Super na CES, afinal de contas é o maior palco para esse tipo de anúncio. É esperado que a Nvidia lance as novas RTX 5080 Super e RTX 5070 Super para dar um gás no atual portfólio, possivelmente com incrementos de memória.
Ver essa foto no Instagram
- Na RTX 5070 Super, o aumento deve ser de 12 GB para 16 GB, enquanto na RTX 5080 Super deve ser de 16 GB para 24 GB;
- A contagem de núcleos CUDA e o consumo energético também devem aumentar;
- Um dos objetivos seria colocar a RTX 5080 Super mais perto da RTX 5090 em termos de performance, já que há um abismo na GPU mais poderosa do mundo;
- A RTX 5090 deve permanecer inalterada e sem mudanças;
- Até então, era especulada uma correção de preço nos produtos, mas com a crise de RAM é improvável que a Nvidia reduza os valores;
- Vale lembrar que a marca sempre trabalha em diversas placas de vídeo e muitas delas não chegam ao mercado.
Agora, resta aguardar por mais movimentações da Nvidia, e a janela do fim deste ano ou começo de 2027 faz mais sentido para o lançamento de alguma revisão das GeForce RTX 50. Até lá, a RTX 5080 e a RTX 5090 devem permanecer como os dois modelos mais poderosos para quem quer jogar em 4K.
Quer acompanhar novidades sobre a Nvidia, lançamentos de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.