
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das principais portas de entrada para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino superior no Brasil. A iniciativa permite que estudantes usem as notas das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em universidades.
- Volta às aulas: 9 prompts para ChatGPT que vão 'turbinar' os seus estudos
- 7 prompts ideais para estudar para concursos públicos
Os candidatos interessados em participar do Sisu já podem se inscrever no processo seletivo — o prazo vai até o dia 23 de janeiro. Além disso, também já é possível consultar as notas de corte dos cursos específicos das instituições de ensino superior.
Como ver as notas de corte do Sisu 2026
Candidatos podem conferir as notas de corte para os cursos de interesse nas universidades brasileiras por meio do seguinte passo a passo:
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
- Acesse o site do Sisu (sisu.mec.gov.br);
- Digite o nome do curso desejado na barra de pesquisa;
- Escolha o estado e a universidade onde deseja cursar a faculdade;
- Confira a nota de corte de acordo com a modalidade de concorrência ofertada pela instituição de ensino.
Como funcionam as notas de corte do Sisu?
A nota de corte do Sisu é a menor pontuação necessária para que o candidato figure na lista de possíveis selecionados em um curso e modalidade específica de concorrência em uma universidade. O sistema divulga as notas das classificações parciais, do resultado da chamada regular e também da lista de espera.
As notas de corte das classificações parciais referem-se ao período de inscrições e, nesse caso, essa pontuação mínima é temporária e pode variar conforme novos candidatos se inscrevem.
“Durante esse período, a nota de corte é calculada uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrições, para cada modalidade de concorrência vinculada a um curso, campus, turno, instituição e grau, com base no número de vagas totais (ofertadas e remanejadas) e no total de candidatos inscritos, e fica disponível e vinculada aos cursos a partir do segundo dia de inscrições”, destaca o Ministério da Educação (MEC) na página de dúvidas relacionadas ao Sisu.
Leia também:
- Estudos com a IA do Google: 6 recursos do NotebookLM que você precisa conhecer
- ChatGPT ou NotebookLM: qual é melhor IA para estudos?
- 6 formas de usar a IA para melhorar seus estudos de idiomas
VÍDEO: Para estudar: Como criar narrações e podcasts automaticamente no celular usando o ElevenReader
Leia a matéria no Canaltech.