
Um aviso legal da CD Projekt Red tirou um dos mods mais populares de Cyberpunk 2077 do ar: criado por Luke Ross, ele permitia que o jogador navegasse em Night City em realidade virtual (VR), mas, com base na Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital dos Estados Unidos, o modo teve que ser excluído após ficar ativo por quase quatro anos.
- Bastidores da CD Projekt Red: veja como empresa localiza jogos para o português
- 8 dicas para comprar jogos baratos e economizar dinheiro
Lançado em 2022, o mod foi bastante elogiado pela comunidade VR, se tornando um dos projetos mais populares de Ross, que já havia transposto a tecnologia para outros games. O problema principal que levou à retirada do mod do ar, no entanto, foi o fato de que o modder cobrava para que usuários baixassem a tecnologia.
Mods e VR clandestinos
A CD Projekt Red apoia mods gratuitos de seus jogos há tempos, incluindo The Witcher 3 e Cyberpunk 2077. Para a empresa, o que ultrapassou os limites foi cobrar pelo uso de um mod que usa sua propriedade intelectual. Ross, em seu Patreon, reclamou das práticas da empresa, dizendo que os publicadores “esperam que os modders trabalhem de graça e bloqueiam qualquer forma de suporte financeiro”.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Hey @CDPROJEKTRED — we’d love to explore the idea of a proper, official VR port of Cyberpunk 2077 if you were ever interested. It's one of our "dream games to port"🙏
— Flat2VR (@Flat2VR) January 17, 2026
Our @Flat2VRStudios has shipped multiple award-winning VR adaptations, focused on reimagining games to feel…
Ross também afirmou que a equipe legal da companhia entrou em contato com ele e deu pouca margem para negociação. Ele rechaçou acusações de que o framework VR seria um “trabalho derivativo” ao afirmar que apenas tornava o game mais imersivo.
Segundo o modder, seu trabalho com VR não está finalizado, já que há planos para lançar um mod que torne Baldur’s Gate 3 acessível em VR, embora também de forma paga.
Aproveitando o ensejo do incidente, a comunidade de desenvolvedores e gamers Flat2VR declarou, publicamente, a vontade de tornar Cyberpunk 2077 disponível em VR de forma oficial, com anuência e concordância da empresa, e aproveitou para propagandear mods famosos feitos por ela, como um modo VR para Half Life 2. Resta aguardar a resposta da CD Projekt Red.
Veja também no Canaltech:
- Acabou a Guerra dos Consoles? Criadora une Switch 2, PS5 e Xbox em um console
- Ex-chefe de Assassin's Creed processa Ubisoft e exige indenização milionária
- Vazou! Data de lançamento de Marathon aparece na loja do Xbox e está muito perto
VÍDEO | A Steam não estava de brincadeira! 🚀 Eles anunciaram óculos VR e o hype é REAL.
Leia a matéria no Canaltech.