Wikipédia completa 25 anos como uma das maiores experiências comunitárias da web

A Wikipédia completa 25 anos nesta quinta-feira, 15 de janeiro. Com versões em mais de 350 idiomas diferentes, a plataforma tem um dos sites mais acessados em toda a internet mundial, referência para pesquisas e checagem de fatos. 

Seja para trabalhos acadêmicos ou apenas para passar o tempo entre diferentes verbetes, a Wikipédia tem um impacto direto na vida de quem acessa a web. O projeto não pertence a nenhuma Big Tech e representa um dos maiores exemplos de formação de comunidades online, principalmente na democratização do acesso à informação.

O Canaltech recapitula a história do projeto e a evolução nesses 25 anos:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

  • Como a Wikipédia surgiu
  • Presença no Brasil
  • Sensação de comunidade
  • O que esperar do futuro?

Como a Wikipédia surgiu

A Wikipédia começou como uma forma de complementar uma enciclopédia digital livre chamada Nupedia. No caso, a ferramenta aceitava apenas o envio de artigos de profissionais qualificados e tinha critérios bem restritivos de seleção.

Posteriormente, os cofundadores Jimmy Wales e Larry Sanger conheceram o formato wiki: uma espécie de organização de conteúdo baseada em hiperlinks. A estrutura não tinha a aprovação de todas as lideranças da Nupedia, e então Wales decidiu lançar a Wikipédia como uma plataforma própria em 2001.

O dia 15 de janeiro, inclusive, é comemorado como o “Dia da Wikipédia” entre a comunidade. O projeto atualmente é mantido pela fundação sem fins lucrativos Wikimedia, com divisões em diferentes países, e opera por doações de leitores.

Página inicial da Wikipédia pouco mudou ao longo dos anos, mas o número de artigos cresceu (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Presença no Brasil

Não demorou muito para a enciclopédia ganhar outras versões, incluindo uma em português, liberada em maio de 2001. De acordo com dados da própria Wikimedia, as páginas no idioma contam com mais de 371 milhões de visualizações por mês, sendo 129 milhões vindas do Brasil.

São mais de oito mil editores que publicam e revisam os verbetes na plataforma em português, todos de maneira voluntária. A ONG Wikimedia Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia, organiza grupos temáticos e parcerias com instituições acadêmicas para ampliar o acesso a conteúdos de qualidade no site.

A atual presidente da Wikimedia Brasil, Érica Azzellini, teve interesse nas enciclopédias desde criança e criou um vínculo com o site após transformar a leitura dos verbetes num passatempo. Posteriormente, passou a contribuir para a edição de artigos.

“Acho que muitas pessoas se reúnem nesse espaço porque compartilham uma visão de mundo, de um lugar que é colaborativo, no qual a ciência, a cultura, a educação são respeitadas. Então, pra mim, é algo extremamente positivo e que me permite me desenvolver também pessoalmente”, comenta ao Canaltech

Sensação de comunidade

A Wikipédia é um dos projetos de maior sucesso na web por combinar longevidade, volume de acessos e quantidade de conteúdo. O site tem uma interface simples, carrega rapidamente as informações e alguns dados essenciais ainda podem ser exibidos na busca do Google.

Tudo isso acontece com a movimentação da própria comunidade de editores: qualquer pessoa pode se cadastrar para revisar ou publicar artigos no site, desde que siga algumas regras básicas que envolvem checagem de fatos e outros fatores que contribuem aos textos.

Por isso, a enciclopéida online é um dos principais exemplos de uma comunidade ativa e com foco em democratizar o acesso à informação. Além das informações dos verbetes, o site ainda conta com a plataforma Wikimedia Commons para disponibilizar um acervo de imagens e vídeos sem direitos autorais.

Atual presidente da Wikimedia Brasil, Érica Azzellini explica que “não existe um verbete que é de autoria de uma única pessoa”. Na verdade, cada artigo passa por diferentes visões e fontes, além de passar por edições constantes (a Wikipédia sempre chama a atenção por ser atualizada em poucos minutos após fatos históricos).

“Não é um projeto fechado, um projeto que vai restringir a participação de uma pessoa que está seguindo as regras que existem ali”, destaca. “Isso é um exemplo muito importante de como uma internet pode ser mais colaborativa, pode ser democrática, pode ter formas de sociabilidade também que são positivas e que incentivam uma discussão baseada em fatos, baseada em evidências e principalmente no respeito a opiniões diversas”.

O que esperar do futuro?

Os primeiros 25 anos da Wikipédia reforçam um trabalho extenso e contínuo da comunidade em criar enciclopédias do zero, em diferentes idiomas, enquanto preservam algumas regras de conteúdo.

O site traz alguns verbetes universais e amplos, como a explicação da Fórmula de Bhaskara ou a história do Brasil, mas também se aprofunda em detalhes como a carreira de um goleiro reserva que jogou no seu time de futebol do coração na década passada, um jogo que só você lembra de ter jogado na infância, uma espécie de capivara, e por aí vai.

O crescimento das ferramentas de IA generativa pode representar uma ameaça ou pelo menos mudar o cenário — a xAI, de Elon Musk, já criou a sua própria versão com inteligência artificial. No entanto, a Wiki segue como base para as respostas dos chatbots e uma amostra valiosa da curadoria e da experiência humana. 

Érica Azzellini não vê a IA como uma ameaça, mas sim o contrário: o contexto dessa tecnologia, inclusive com LLMs treinados com base na Wikipédia, reforça a importância de uma plataforma confiável mantida pelo usuário

“Esse é um momento excelente para colocarmos em evidência o quão fundamental é que existam plataformas como a Wikipédia, que se baseiam na verificabilidade da informação, usam fontes confiáveis e têm principalmente o olhar humano sobre a informação que é inserida ali dentro”, conclui.

Leia também:

VÍDEO: Por que a PIRATARIA voltou com TUDO?

Leia a matéria no Canaltech.