Zenfone acabou: Asus confirma que desistiu dos celulares por causa de IA

O presidente da Asus, Jonney Shih, confirmou que a empresa deixará de lançar novos modelos de smartphones, em decisão que afeta as linhas Zenfone e ROG Phone. A informação foi publicada pelo portal taiwanês Inside TW.

Embora a empresa evite o termo "encerramento definitivo", a nova estratégia indica uma saída substancial ou um hiato indefinido do mercado tradicional. Afinal, a empresa afirmou que deve realocar recursos para as áreas associadas à inteligência artificial (IA). 

A decisão ocorre após os lançamentos do ROG Phone 9 FE e Zenfone 12 Ultra em 2025 não atingirem as metas de vendas, de acordo com relatórios não oficiais obtidos por fontes internas. 

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Asus e o futuro com IA

Portais internacionais apontam que toda a estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento de celulares foi movida para novas áreas: o foco será direcionado para IA física, o que engloba robótica e dispositivos de computação vestíveis.

A empresa projeta que os avanços em IA transformarão os óculos inteligentes em produtos de massa.

Além disso, parte da equipe de engenharia será movida para o desenvolvimento de notebooks comerciais focados em inteligência artificial. A experiência do time com processadores Qualcomm será aproveitada em laptops baseados no Snapdragon X e robôs na plataforma Dragonwing.

Asus ROG Phone 9 FE
Celulares atuais da marca serão descontinuados (Imagem: Divulgação/ASUS)

A Asus prometeu que manterá o atendimento aos clientes que já possuem dispositivos da marca, o que inclui serviços de reparo e suporte de garantia.

Nesse contexto, Shih mencionou que métodos internos estão sendo finalizados para garantir que os usuários não sejam abandonados na transição.

Marca vê viabilidade na mudança

A nova estratégia ocorre durante uma transição financeira e pressões externas para a fabricante taiwanesa. Mesmo assim, a Asus reportou receita de 738,91 bilhões de dólares de Taiwan (ou R$ 125,7 bilhões em conversão direta) em 2025, um aumento de 26,1%.

O setor de servidores de IA foi o destaque do período, ao dobrar sua meta de crescimento. Ao mesmo tempo, a escassez e o aumento de preços de memórias RAM estão pressionando as margens de lucro.

Por isso, Shih admitiu que o preço de produtos que não são de IA, como notebooks convencionais, pode sofrer reajustes.

Leia mais no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.