Apple considera trocar câmeras RGB por sensores multiespectrais nos iPhones, segundo leaker

Apple considera trocar câmeras RGB por sensores multiespectrais nos iPhones, segundo leaker

O recurso Inteligência Visual (Visual Intelligence), uma das ferramentas da Apple Intelligence, poderá ganhar um upgrade e tanto nos iPhones com a possível adoção de uma nova tecnologia de câmera capaz de detectar informações de luz fora do espectro RGB.

Esse rumor foi compartilhado hoje na rede social chinesa Weibo pelo leaker Digital Chat Station, o qual disse que a Apple já está explorando a ideia de usar sensores multiespectrais em seus smartphones, embora ainda não tenha construído nenhum protótipo com essa tecnologia.

Ao contrário dos sensores atuais, que capturam dados de imagem apenas nos espectros das luzes vermelha, verde e azul (RGB, na sigla em inglês), as câmeras multiespectrais podem detectar detalhes em múltiplas larguras de onda, aproximando-se do infravermelho ou de outros campos espectrais mais estreitos.

Caso adotada, essa tecnologia tem o potencial de aprimorar o reconhecimento de diferentes materiais e superfícies pela câmera do iPhone, que passaria a ser capaz de entender como certos materiais refletem a luz de maneira mais precisa. Isso inclui coisas como tecidos, vegetação, pele humana, superfícies reflexivas, entre outras.

Entre os recursos que poderão se aproveitar dessa possível novidade, temos o modo Retrato (Portrait mode) do app Câmera (Camera) e, como dito, a Inteligência Visual, que passaria a ser capaz de detectar uma gama ainda maior de objetos e paisagens (além de dados de profundidade), inclusive em ambientes com iluminação mista.

Digital Chat Station, porém, deixa claro que essa ideia ainda está em uma fase muito inicial dentro dos laboratórios da gigante de Cupertino, de modo que, caso esses sensores multiespectrais realmente sejam adotados, só veremos os primeiros iPhones com essa tecnologia daqui a alguns bons anos.

Entre os desafios de adotar essa tecnologia, está um possível aumento nos custos de fabricação dos iPhones, bem como restrições de espaço interno.

Câmera de 200 megapixels deverá demorar

Ontem, falamos aqui sobre uma carta do Morgan Stanley a investidores que falava sobre um iPhone com uma câmera principal de 200MP em 2028. Pois bem, de acordo com Digital Chat Station, ela deverá demorar bem mais do que isso para se tornar uma realidade.

Na mesma postagem em que falou sobre o sensor multiespectral, o leaker explicou que a Apple realmente tem considerado a adoção de uma câmera com essa resolução, mas que ainda não construiu protótipos de iPhones com um sensor desse tipo, sugerindo uma espera maior por essa novidade.

Na verdade, a Maçã estaria focada mesmo em aprimorar os seus atuais sistemas de 48MP — resolução que só foi virar a norma entre todos os sensores traseiros dos iPhones Pro no ano passado, diga-se.

Algo que já alcançou a fase de prototipagem, segundo o leaker, são os iPhones com câmeras principais de abertura variável, além de um sensor telefoto com uma distância focal e uma abertura maiores — novidades que poderão dar as caras nos “iPhones 18 Pro”.

iPhone 17 Pro Max

Cores: prateado, laranja-cósmico ou azul-intenso
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
R$ 12.498,84 Compre agora

iPhone 17 Pro

Cores: prateado, laranja-cósmico ou azul-intenso
Armazenamento: 256GB, 512G ou 1TB
R$ 11.498,88 Compre agora

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos/serviços usando os nossos links de afiliado.

via MacRumors [1, 2]