Chegada do “Apple Glass” será um “momento de inflexão importante” para o mercado, diz SAG

Chegada do “Apple Glass” será um “momento de inflexão importante” para o mercado, diz SAG

A firma de pesquisa Smart Analytics Global (SAG) divulgou hoje previsões otimistas para o mercado de óculos inteligentes em 2026, que deverá receber ainda mais atenção com a possível entrada da Apple no segmento no ano que vem.

Mais especificamente, a expectativa é que a receita total desse setor quadruplique ao longo dos próximos 12 meses, com algo em torno de 20 milhões de óculos inteligentes sendo remetidos ao longo de 2026. Caso essa aposta se concretize, o mercado poderá atingir US$5,6 bilhões — ante US$1,2 bilhão no ano anterior.

A firma também espera que os Estados Unidos e a China continuem liderando esse mercado em um futuro próximo, respondendo juntos por 80% do total. O favorecimento de dispositivos com telas integradas em detrimento de gadgets focados em experiência de áudio é outra aposta da SAG.

O bom momento do setor se dá, entre outras coisas, pelo sucesso do Ray-Ban Meta (Gen 2), que se tornou o primeiro grande sucesso comercial da empresa de Mark Zuckerberg nessa área. A expectativa pela entrada da Apple e da Samsung em 2027 também tem causado certo burburinho, de modo que as duas deverão dividir a liderança do mercado com a Meta até 2030.

A entrada da Apple no mercado, prevista para cerca de 2027, poderá representar um momento de inflexão importante, combinando um design industrial robusto, apelo estético e integração com o ecossistema para acelerar a adoção em massa.

Embora acredite que os óculos inteligentes vão coexistir com os smartphones, a SAG aposta que eles acabarão, eventualmente, canibalizando “porções do mercado TWS” — disputado, entre outros dispositivos, pelos AirPods. Nesse cenário, é esperado que dispositivos híbridos (ou seja, que combinam um design mais leve e discreto com recursos mais avançados) tenham mais sucesso.

De acordo com os rumores mais recentes, a Apple teria transferido membros da equipe do Vision Pro para trabalhar no rumorado “Apple Glass”, que teria se tornado uma das maiores prioridades da empresa. Também é esperado que o dispositivo rode uma versão mais simples do visionOS em seu modo “standalone” e uma mais completa quando conectado a um Mac.

via 9to5Mac