Os agentes de inteligência artificial estão por toda parte atualmente, se consolidando cada vez mais como softwares bastante úteis para acelerar processos e nos ajudar com tarefas do dia a dia. No ambiente corporativo, então, eles são uma verdadeira mão na roda!
É por isso que o Google, uma das empresas mais renomadas quando falamos em soluções voltadas para o mercado corporativo, lançou o Google Workspace Studio, uma plataforma para criar, gerenciar e compartilhar agentes de IA para automatizar o seu trabalho.
Neste post, vamos conferir algumas coisas que você pode fazer com o Google Workspace Studio, bem como a forma de adquiri-lo.
Principais recursos
Automatização com agentes
A maioria dos serviços de email atuais conta com a opção de definir regras para o recebimento/envio de mensagens, mas elas costumam ser complexas ou um tanto quanto limitadas.
Com o Workspace Studio, você pode criar agentes de IA que raciocinam sobre os problemas e se adaptam a novas informações para lidar com fluxos complexos — como priorização inteligente, triagem de problemas de suporte, aprovações inteligentes, geração de conteúdo e análise de sentimentos.
Tudo com linguagem natural
Você não precisa colocar a mão na massa e criar código para usar a plataforma, podendo criar agentes de IA com linguagem natural em poucos minutos. Basta digitar um prompt, que o Gemini 3 fará todo o trabalho de criação para você.
No vídeo abaixo, por exemplo, você pode ver um pouco como funciona esse fluxo com a criação de um agente que verifica o tom dos emails recebidos e, ao perceber se tratar de algo negativo, o rotula e escreve um rascunho para resposta.
Entendimento de contexto
Integrados aos outros softwares do Google (como Gmail, Google Drive e documentos), os agentes têm acesso ao contexto para obter informações relevantes sobre os usuários e trabalhar com base nelas.
Além disso, eles podem também ser conectados a aplicativos de terceiros e plataformas como Asana, Jira, Mailchimp e Salesforce para automatizar as suas ferramentas de trabalho como um todo.
Também para quem entende da parte técnica
Apesar de não requerer conhecimentos em programação para criar agentes, você pode usar o Google Workspace Studio para chamar APIs 1 e se conectar a qualquer serviço interno ou externo (como o Slack ou o Discord).
Além disso, você também pode construir passos personalizados usando Apps Script para uma integração com ferramentas internas proprietárias, agentes ADK ou modelos via Vertex AI.
Compartilhamento e dimensionamento
Um dos pontos mais interessantes do Google Workspace Studio é a facilidade de compartilhamento de qualquer agente criado com a equipe — algo que funciona de forma semelhante ao funcionamento de um arquivo no Google Docs.
Esse recurso permite criar agentes a partir de uma biblioteca de modelos com configuração zero para casos em que eles serão úteis para toda a organização — como um agente para obter um resumo diário dos emails não lidos.
Vídeos de demonstração
Na página oficial do Workspace Studio, o Google divulgou alguns vídeos de demonstração sobre como ele pode ser útil para automatizar uma série de tarefas no dia a dia.
Se preparar para reuniões
Tradução
Rotular emails prioritários automaticamente
Salvar anexos no Drive
Responder rapidamente a consumidores
Disponibilidade
Antes de tudo, é preciso cumprir alguns requisitos para usar a plataforma — entre eles, ter um computador com um browser suportado e contar com uma das seguintes edições do Google Workspace com o Gemini ativado:
- Business Starter, Standard, e Plus
- Enterprise Standard e Plus
- Education Fundamentals, Standard, Plus, e a extensão Teaching and Learning
Você também poderá usá-la com os planos Google AI Pro para estudantes e empresas.
Como começar?
Cada agente do Google Workspace Studio é formado por duas partes principais: um evento (Starter), que dá início ao fluxo; e os passos (Steps), que serão seguidos após esse gatilho ser acionado (que podem ser muitos).
Um exemplo de prompt que conta com essas duas partes seria “envie uma notificação no Google Chat (um step) sempre que alguém responda a um formulário no Google Forms (o starter).
Para começar a usar, caso você cumpra os requisitos supracitados, basta abrir studio.workspace.google.com no computador e escolher a página “Discover” para iniciar com um dos muitos templates disponíveis (a maneira mais fácil para iniciantes).
Após escolher um desses templates disponíveis, você poderá editar cada um dos passos nele presentes, como a frequência em que determinada tarefa é realizada, o seu ponto inicial ou outros detalhes mais específicos.
Com tudo isso em mãos, você pode executar testes para rodar o agente e descobrir se ele está funcionando como esperado. Essa opção fica na parte inferior do editor do fluxo e pode ser acessada com o botão “Test” com facilidade.
Além de começar a partir de um template, obviamente, você também pode criar um fluxo (flow) o descrevendo para o Gemini ou criar um do zero — o que será bem mais trabalhoso, mas também lhe dará um controle completo sobre ele.
Teste já o Google Workspace Studio com o Google Workspace
O Google Workspace Studio faz parte dos muitos benefícios oferecidos no Google Workspace — então, caso você tenha algum dos planos supracitados na seção de disponibilidade, poderá usar o recurso sem nenhum custo adicional.
Outra boa notícia é que você pode testar a novidade sem pagar nada iniciando agora mesmo um período de teste do Google Workspace e usá-lo sem qualquer custo por 14 dias — o que pode ser uma boa pedida caso você queira conhecer na prática as funcionalidades antes de um investimento.
Teste agora o Google Workspace por 14 diasMais informações sobre funcionamento, requisitos e dicas de uso do Google Workspace Studio, você pode encontrar nessa página.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo fruto de um acordo comercial com um anunciante, que não influenciou a nossa opinião. O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.