O Google anunciou ontem uma série de novidades para o seu ecossistema de realidade estendida (extended reality, ou XR) — desde novos recursos para o sistema operacional Android XR até novos dispositivos para essa categoria.
Começando pelos aparelhos, a empresa anunciou que está trabalhando com a Samsung e com seus parceiros Gentle Monster e Warby Parker para projetar óculos inteligentes (e não headsets) que podem ser usados o dia todo.
Posts relacionados
- Samsung lança oficialmente o Galaxy XR, concorrente do Apple Vision Pro
- Apple deixa Watch com câmera de lado e prepara óculos com IA para 2026, diz Mark Gurman
- Rival do visionOS, Android XR chegará com headset da Samsung em 2025
O primeiro deles, projetado já para 2026, são óculos munidos de alto-falantes, microfones e câmeras integradas para permitir ao usuário conversar naturalmente com o Gemini, tirar fotos dos seus arredores e pedir ajuda.
Os mais ambiciosos, no entanto, são óculos com display que mostrarão aos usuários informações úteis quando necessário, permitindo que visualizem coisas como navegação passo a passo, legendas ou traduções em tempo real.
A empresa também destacou o projeto Aura (da XREAL), que será o primeiro par de óculos com fio a suportar o Android XR. Eles contam com campo de visão de 70 graus e tecnologia óptica transparente, para uma visão quase infinita.
Novidades para o Android XR
O Google também anunciou alguns recursos que já são bem conhecidos por quem conhece o visionOS, sistema operacional presente no Apple Vision Pro, dispositivo que concorre diretamente com o Galaxy XR (da Samsung).
O primeiro deles é o PC Connect, que permite conectar um PC com Windows ao headset e colocar a janela de exibição lado a lado com as nativas do Android XR — algo bem semelhante ao Mac Virtual Display do visionOS.
O Android XR também está ganhando Likeness, “uma representação digital realista do seu rosto que espelha suas expressões faciais e gestos com as mãos em tempo real” — basicamente um nome diferente para as Personas da Apple.
Por fim, o sistema também incorporará um modo viagem, que estabiliza a visão do usuário e permite que ele faça várias tarefas ao mesmo tempo com várias janelas enquanto estiver usando o headset em aviões — mais um recurso presente no visionOS desde a sua versão 1.0.